Muita gente acha que quando precisa de ajuda com WordPress o único caminho é ir para as (geralmente nada simpáticas) redes sociais ou contratar profissionais para resolverem o problema e tirarem dúvidas básicas, mas existe um grupo de voluntários que oferecem ajuda em português nos fóruns oficiais do WordPress Brasil.
Não importa se você é iniciante, expert, desenvolvedor, designer ou produtor de conteúdo, o Fórum de Suporte reúne diversos profissionais que estão dispostos a ajudar. Quando este post foi publicado, já havia 22.138 tópicos e 57.792 respostas. Mas a demanda só cresce, e o fórum precisa de mais colaboradores para responder as dúvidas de todos.
Por que usar o fórum para tirar dúvidas
- É gratuito, livre e em português: os fóruns são mantidos apenas por voluntários, que oferecem o tempo para ajudar quem ainda está começando ou até pessoas mais experientes e desenvolvedores que se deparam por dúvidas pontuais. Além disso, tudo é feito por pessoas que falam o mesmo idioma que você e que poderão entender o que você está passando com mais clareza.
- Tudo é indexado no Google: a sua dúvida pode ajudar outras pessoas que estão buscando sobre isso.
- Qualidade no suporte: Como os tópicos são indexados nos mecanismos de pesquisa, os colaboradores ficam à vontade para colocarem mais tempo nas respostas, o que geralmente traz explicações muito melhores do que as encontradas em redes sociais.
- Código de conduta: ninguém faz piadas/bullying com quem faz uma pergunta de iniciante.
- Acesso liberado nas empresas: algumas empresas bloqueiam acesso a redes sociais, como o Facebook.
- É uma ótima forma de começar a ter contato com a comunidade do WordPress Brasil (mesmo que pedindo ajuda).
Como participar
O Fórum é público e pode ser acessado pelo link https://br.wordpress.org/support/boas-vindas/
Para criar tópicos com dúvidas, ou responder perguntas, é preciso se cadastrar no fórum. Você pode criar uma conta em https://login.wordpress.org/register?locale=pt_BR
Quem dá também recebe
O WordPress é a plataforma de mais de um terço dos sites do mundo por causa da natureza colaborativa. A Fundação WordPress criou a iniciativa Five for the Future, na qual defende que, se todos que trabalham com WordPress dedicarem 5% do tempo que passam trabalhando ao WordPress como contribuidores, o sistema vai crescer num ritmo ainda mais rápido. Isso equivale a duas horas por semana. Voluntários podem doar seu tempo fora do horário de trabalho, mas há casos de empresas que colaboram com o Five for the Future combinando com os funcionários que eles dedicarão esse tempo de contribuição para o WordPress em horas pagas.
Existem várias maneiras de colaborar: na organização de meetups e WordCamps, na tradução da plataforma (ou de temas e plugins), encontrando erros no código-fonte do core e ajudando a resolvê-los. A mais universal, no entanto, é ajudar no fórum de suporte, porque mesmo pessoas que não estão em cidades com comunidades WordPress, não têm domínio de código, nem de um segundo idioma, podem ajudar. Você só precisa de tempo, um computador e conexão à internet.
Além da sensação de devolver à comunidade, colaborar no fórum ajuda a desenvolver a reputação dos voluntários. O histórico de respostas fica registrado no perfil, demonstrando o conhecimento que aquele profissional tem e, principalmente, o espírito colaborativo. Ambos são valiosos para futuras oportunidades de carreira.
Esse post teve colaborações de Felipe Santos e Stephanie Ferreira.